Macunaíma
☼ O livro
Macunaíma e a renovação da
linguagem literária. Publicado em 1928, numa tiragem de apenas oitocentos
exemplares (Mário de Andrade não conseguira editor), Macunaíma, o herói sem
nenhum caráter, é uma das obras pilares da cultura brasileira.
Numa narrativa fantástica e
picaresca, ou, melhor dizendo, “malandra”, herdeira direta das Memórias de um
Sargento de Milícias (1852) de Manuel Antônio de Almeida, Mário de Andrade
reelabora literariamente temas de mitologia indígena e visões folclóricas da
Amazônia e do resto do país, fundando uma nova linguagem literária, saborosamente
brasileira.
☼ Linguagem
O vocabulário regional e as
frases feitas juntamente com os provérbios dão força extraordinária ao estilo,
em Macunaíma. Vejamos: "Na Linguagem de Macunaíma, além do vocábulo
regional de todos os pontos do Brasil, notamos o uso freqüente e intencional
das frases feitas e provérbios".
As frases feitas e
provérbios são propriedades coletivas e são usados por Macunaíma para que este
possa criar o seu próprio provérbio, por exemplo, "muita saúva pouca
saúde...", pois representa a contemplação e o egoísmo, que são ações que
remetem a algo parado, estagnado, que não reflete, não há mudança. Assim,
observemos o que Cavalcanti Proença diz: "É que Macunaíma é contemplativo
e egoísta. Não tem reivindicações, é parado e ‘o provérbio é um dos mais
terríveis meios de estagnação da humanidade..."
A linguagem de Macunaíma é convencional no sentido em que
o autor estabeleceu um critério inicial para o seu personagem, ou seja, a fusão
dos regionalismos em um todo. O herói é da nossa gente de todos os quadrantes,
tem hábitos, crendices, alimentação, linguagem, isentos de qualquer traço
regional predominante. Incorpora sem ordem nem hierarquia as características de
cultura, diferenciadas nas várias regiões brasileiras. É um herói
'desgeograficado' para usar a própria palavra do autor.
(Grande Otelo como Macunaíma em filme ...)
☼A obra
Macunaíma - bem
como Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande
(1933), de Oswald de Andrade - foram obras revolucionárias na medida em que
desafiaram o sistema cultural vigente, propondo, através de uma nova
organização da linguagem literária, o lançamento de outras informações
culturais, diferentes em tudo das posições mantidas por uma sociedade dominada
até então pelo reacionarismo e o atraso cultural generalizado.
Nacionalista crítico, sem xenofobia, Macunaíma é a obra
que melhor concretiza as propostas do movimento da Antropofagia (1928), criado
por Oswald de Andrade, que buscava uma relação de igualdade real da cultura
brasileira com as demais. Não a rejeição pura e simples do que vem de fora, mas
consumir aquilo que há de bom na arte estrangeira. Não evitá-la, mas, como um
antropófago, comer o que mereça ser comido.
O tom bem humorado e a inventividade narrativa e
lingüística fazem de Macunaíma uma das obras modernistas brasileiras mais
afinadas com a literatura de vanguarda no mundo, na sua época. Nesse romance
encontram-se dadaísmo, futurismo, expressionismo e surrealismo aplicados a um
vasto conhecimento das raízes da cultura brasileira
☼ Contexto Histórico
O Brasil na década de 20
A sociedade brasileira, no tempo em que surgiu Macunaíma,
parecia bastante mudada. Já não tinha aquele ar de fazenda que respiramos
durante 4 séculos. Havia muitas fábricas (principalmente em São Paulo), grandes
aglomerados urbanos, com populações de quase 1 milhão de habitantes. O
comércio e a indústria prosperavam rapidamente, graças ao
mercado consumidor formado pelos moradores das cidades e pelos colonos de
origem estrangeira. As mulheres fumavam, iam sozinhas ao
cinema,exibiam as pernas.
Algo impressionava bastante os brasileiros daquele tempo:
a velocidade dos meios de comunicação e transporte! Eram carros, bondes, trens,
telégrafos, rádios, telefone… Empresas, bancos, bolsas de valores…
Desde 1922, o país parecia estar em ebulição: além da
Semana de Arte Moderna, foi criado o Partido Comunista e iniciado o movimento
tenentista, que, durante toda a década de 20, desafiou o governo federal.
O clímax deste movimento foi a Coluna Prestes que
percorreu 33 mil quilômetros do interior do Brasil, travando mais de 100
combates, em dois anos e meio (1924-1927). Arthur Bernardes e Washington Luís
usaram todos os meios para combatê-la, lançando até o cangaceiro Lampião no seu
encalço. A Coluna, porém, não teve força para derrubar o governo central, nem
conseguiu rebelar o povo contra o regime. Esgotada, embora invicta, internou-se
na Bolívia. No entanto, a imagem de Luís Carlos Prestes, com seus prodígios de
técnica militar e de bravura pessoal, constituiu um mito que exerceu sobre os
intelectuais de esquerda (entre os quais se incluíam Mário de Andrade, Murilo
Mendes e Carlos Drummond de Andrade) uma grande fascinação. O tenentismo (com
seus levantes ao longo da década) aliado à crise desencadeada pelo estouro da
Bolsa de Nova Iorque em 1929, são fatos que se somam para derrubar a República
Velha na triunfante Revolução de outubro de 1930.
☼ Resumo
Macunaíma, índio da tribo tapanhumas, nasce as margens do
rio Uraricoera, na Amazônia. Vive com os irmãos Maanape e Jinguê, até a morte
da mãe, quando os três partem em busca de aventuras. O herói encontra Ci, Mãe
do Mato, rainha das Icamiabas, tribo de amazonas, faz dela sua mulher e
torna-se Imperador do Mato-Virgem. Ci dá à luz um filho, mas ele morre e ela
também, logo em seguida.
Antes de virar estrela no céu, ela dá a Macunaíma um
amuleto, a muiraquitã (uma pedra verde em forma de lagarto), que o herói perde
e vai parar nas mãos de Venceslau Pietro Pietra, o gigante Piaimã comedor de
gente, que mora em São Paulo.
Macunaíma e seus irmãos descem para a cidade grande para
tentar recuperar a muiraquitã. Em São Paulo, assistimos à descoberta da
civilização industrial por Macunaíma e suas lutas contra o gigante até
recuperar o amuleto. Quando o herói consegue a façanha, retorna para o
Uraricoera. Lá, sofrera a perda dos irmãos e a vingança de Vei, a deusa do sol.
Vei havia oferecido a Macunaíma uma de suas filhas em
casamento, quando ele visitara o Rio de Janeiro. O herói fez um trato com ela
de não andar mais atrás de mulher nenhuma, mas assim que fica sozinho, corre
atrás de uma portuguesa.
Para se vingar, no final do livro, Vei faz Macunaíma
sentir um forte calor, que desperta seus insaciáveis desejos sexuais; então,
lança-o nos braços de uma Uiara, monstro disfarçado de bela mulher que habita o
fundo dos lagos. O herói é destroçado e perde definitivamente a muiraquitã.
Cansado de tudo, Macunaíma vai para o céu transformado na Constelação da Ursa
Maior.
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