Baseado nos livros

(Essas mulheres,( novela) Luciola, Diva e Senhora)

A novela Essas mulheres foi baseada em três grandes livros do escritor José Alencar. Diva , Lucíola e Senhora. Movimentando a trama estão três mulheres: AuréliaLúcia (que no início se chama Maria da Glória, adotando outro nome quando se torna cortesã), e Mila. Amigas, frequentam aulas de uma professora progressista que ensina francês e música à meninas da sociedade. Mila é rica, mas Aurélia e Maria da Glória têm as aulas pagas por caridade do banqueiro Artur Tavares do Amaral. Mas não demora muito para o destino separá-las. A vida das três toma rumos diferentes, mas elas continuam ligadas.

Essas Mulheres é baseada na obra do escritor brasileiro José de Alencar, reunindo personagens de três obras suas: SenhoraDiva e Lucíola. Para reunir as três tramas, alterações foram feitas - como tornar Leocádia, tia da personagem da Mila em Diva, sua mãe, Firmina Mascarenhas de Senhora de dama de companhia de Aurélia Camargo em cafetina do bordel onde Lúcia de Lucíola trabalhava e cumplice de Manoel Lemos e Adelaide Amaral de Senhora de amiga de Aurélia Camargo na principal rival da protagonista e grande vilã da novela.

A abertura da novela :

_________________________________________________________________________________

Macunaíma
(Parto de Macunaíma)


O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José . Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Staf , que no filme se torna uma guerrilheira.

O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do século XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como o Caipora.

Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra vem com um documentário sobre a construção da cidade de Brasília, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Macunaíma o Filme:

Kuarup

(Capa de Quarup - O filme)
Kuarup é um filme brasileiro de 1989, do gênero drama , dirigido por Ruy Guerra e baseado em obra de Antônio Callado.


Fonte: (Wikipedia e youtube)
__________________________________________________________________
Capitães da Areira


(capa do filme)
Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

(partes do filme)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário